sexta-feira, 21 de setembro de 2012

As Dozes Casas Celestiais e os Quatro Ângulos

A Esfera Celestial é divida em quatro partes por duas linhas – a linha do horizonte, que divide o leste e oeste, e a linha do meridiano, que divide sul e norte. Na linha do horizonte, leste é chamado de Ascendente, e oeste é chamado de Descendente, pois correspondem respectivamente aos signos que estão surgindo e se pondo no horizonte em dado momento. Na linha do meridiano norte é chamado de Medium Coeli, termo do Latim que significa “Meio Céu” e o sul é chamado de Imum Coeli ou “O Fundo-do-Céu”.  Juntos, estes quatro formam os quatro ângulos principais do mapa astral.

                                         Fig. 1. As Doze Casas Celestiais do Zodíaco.

O Meio Céu é onde o sol encontra-se durante o meio-dia, é o ponto celestial mais alto do mapa astral, é o ápice, o cume, e similarmente, corresponde ao “clímax” da sua vida; quando os planetas passam por ele e entram em conjunção, coisas importantes acontecem, geralmente relacionado ao seu status e reconhecimento social, pois este ângulo está ligado ao seu sucesso (ou falta de) no mundo lá fora, em termos de carreira, profissão, trabalho, etc. e o local em que este nos põe na sociedade. Este ângulo e os aspectos que ele forma com outros planetas mostrarão como será “o seu lugar debaixo do sol”.

O Fundo-do-Céu é onde o sol encontra-se durante a meia-noite e do outro lado do mundo, e representa a parte do nosso “Eu” mais profundo e também aquela da qual estamos menos consciente a respeito, é o oposto da nossa imagem pública. O Imum Coeli simboliza as nossas raízes, a base, nosso porto seguro, o nosso senso de “onde viemos”, o histórico e núcleo familiar, que por conseqüência nos dá o senso de sermos alguém e de possuir uma identidade. 

O Ascendente, depois do signo solar, é a parte mais importante do mapa astral, pois o signo que estiver no Ascendente vai nos dizer como você se apresenta ao mundo, vai nos mostrar suas características físicas, aquela “primeira impressão” que você causa nos demais e o seu temperamento. O Ascendente pode ser usado às vezes como a nossa “máscara”. Esta é casa do seu “Eu”, a casa do corpo físico e da personalidade conforme ela se apresenta aos outros e como estes, por sua vez, respondem a você. Possíveis acidentes que podem vim a acontecer com a pessoa podem ser descobertos a partir da análise das energias planetárias interagindo com este ângulo.

Já o Descendente é o oposto do Ascendente, e nos mostra como você se relaciona com os outros no mundo, especialmente no que diz respeito em relações mais pessoais como amizades íntimas e casamento, etc. Enquanto que o Ascendente é apenas a impressão exterior que você passa para as pessoas em geral, o Descendente vai nos dizer como você se mostra de verdade em suas relações mais queridas e íntimas. É o modo como você em geral vê as pessoas, e também está ligado às lições que você precisa aprender através dos outros.

Por fim, cada um desses quatro ângulos é, similarmente, dividido em três partes cada, formando assim, doze partes ou casas.  Cada casa representa um aspecto diferente da vida do indivíduo, tanto em relação ao seu mundo interno como o externo. Cada casa é dito ser regida por um signo, e o porquê disso será explicado em artigos futuros. Por enquanto, basta saber disso. A primeira, quarta, sétima e décima casa são os quatro ângulos mencionados acima.

A 1ª Casa e o Ascendente são um e a mesma coisa. Não há diferença entre eles, pois a primeira casa começa em 0° do Ascendente, e conseqüentemente trás consigo todas as características associada a este ângulo. É regida pelo signo de Aries e o planeta Marte.

A 2ª Casa é casa dos bens materiais, de nossos recursos, propriedades, pertences, suas economias, e neste sentido, ganhos ou perdas materiais e o senso de (ou falta de) segurança que isso lhe trás. É a casa que simboliza aquilo que o indivíduo tem a sua disposição para usar em termos físicos e materiais. Ela é tradicionalmente associada como sendo uma casa materialista, mas na verdade a palavra-chave que está por trás de seu simbolismo é aquilo a qual você atribui valor, neste sentido, pode cobrir uma variedade de coisas tanto como bens materiais e dinheiro como também coisas imateriais como seus valores e qualidades morais e talentos, incluindo o valor-próprio que você atribuí a si mesmo. É regida pelo signo de Touro e o planeta Venus.

A 3ª Casa é a casa em que o indivíduo deve organizar suas experiências de vida para formar sua própria visão do mundo. É a casa da comunicação, suas aptidões mentais e sua habilidade para descriminar e analisar. Com o avanço da tecnologia e dos meios eletrônicos de comunicação (telefone, e-mail, internet, etc.), a astrologia moderna incorporou estes como sendo pertencentes aos assuntos da terceira casa, juntamente com cartas e telegramas no passado. Esta é a casa da educação básica, do ambiente e das experiências iniciais que recebemos da vida (infância) e neste sentido, incluindo as pessoas que se encontravam conosco neste cenário como colegas e amigos de infância e nossos primeiros professores. Tradicionalmente, esta casa também é considerada como sendo a casa das irmãs ou irmãos e primos. Viagens curtas e locais, a escrita, a vizinhança e transportes são também pertencentes à terceira casa. É regida pelo signo de Gêmeos e o planeta Mercúrio.

A 4ª Casa e o Imum Coeli são a mesma coisa. A quarta casa começa com o primeiro grau deste ângulo (90°), e por isso trás com si as mesmas características. Outras coisas que poderíamos acrescentar à descrição desta casa seria que é casa das questões domésticas, os antepassados, suas origens, a mãe ou a figura materna, o fim da vida. É regida pelo signo de Câncer e a Lua.

A 5ª Casa é a casa em que o indivíduo é desafiado a desenvolver sua criatividade e auto-estima e encontrar o prazer pela vida. Tradicionalmente, é a casa do entretenimento e do lazer, atividades prazerosas na qual o indivíduo se engaja para recrear seu espírito, tais como ir à praia, ao cinema, festas, encontro de amigos, etc. É a casa da procriação, que indica filhos e crianças. Entusiasmo, criatividade, motivação, talentos e habilidades especiais que fazem com que sejamos todos diferentes uns dos outros e a habilidade para auto-expressão caem nos assuntos dessa casa. É também associada aos jogos de azar, a inclinação que um indivíduo tem para apostar e ariscar e especulações nesse sentido. A quinta casa é também a casa dos affairs, casos amorosos e namoros. É regida pelo signo de Leão e o Sol.

A 6ª Casa é a casa em que o indivíduo deve buscar competência; aprender a operar de forma eficiente em seu trabalho e no modo como lida em relação a seu corpo – em suma, é a casa do trabalho e saúde, mas esta casa não é necessariamente a indicativa de boa saúde, mas as causas que podem destituir a pessoa dela, por isso a importância dessa casa em nos fazer aprender a lidar com o próprio corpo; neste sentido, esta casa sempre foi tradicionalmente associada a períodos de doenças. Esta é a casa da rotina diária, hábitos, serviço prestado aos demais, deveres, o ambiente de trabalho, e higiene.  Tios e tias são os familiares pertencentes à sexta casa, juntamente com animais de estimação. É regida pelo signo de Virgem e o planeta Mercúrio.

A 7ª Casa e o Descendente são a mesma coisa. A sétima casa começa com o primeiro grau deste ângulo (180°), e por isso trás com si as mesmas características. Porém, podemos dizer, além disso, que a sétima casa representa o parceiro conjugal e parceiros em assuntos legais. Esta é a casa do casamento e onde o indivíduo deve aprender a desenvolver relacionamentos compromissados com o outro. É casa dos contratos, acordos legais e projetos realizados em parceria. Esta é também tradicionalmente a casa dos inimigos declarados, aqueles que sabemos claramente quem são. É regida pelo signo de Libra e o planeta Venus.

A 8ª Casa é a casa de questões que lidam com sexo e relações sexuais, atitudes a respeito da vida e morte, a própria morte – o modo e as causas (existem contradições entre astrólogos se a morte de um indivíduo e sua causa está indicada na quarta ou oitava, muitos dizem que é a oitava); paixões e crises emocionais, conflitos por poder, ciclos de morte e renascimentos, portanto, grandes transformações. Testamentos, heranças, legados, os bens do seu parceiro(a) são as partes legais tratadas nesta casa. O interesse pelo oculto, faculdades psíquicas, tabus que devem ser enfrentados, a ajuda que você recebe de outras pessoas também são os demais temas tratados nessa casa. É regida pelo signo de Escorpião e o planeta Marte.

A 9ª Casa é a casa em que o indivíduo é chamado para ampliar os seus horizontes e perspectivas e realizar o seu maior potencial. É a casa do crescimento e evolução através da expansão. Assuntos da nona casa incluem viagens à longa distância e grandes jornadas, crenças religiosas ou espirituais (ou a falta delas), visões e sonhos proféticos, intuição, inclinações à filosofia, educação superior (universidade), todos estes aspectos fazem parte desta casa. Trabalhos que o indivíduo possa vim a publicar, lei em geral e ética. Netos e netas, sogros e sogras são a parte do âmbito familiar que pertencem a esta casa. É regida pelo signo de Sagitário e o planeta Júpiter.

A 10ª Casa e o Medium Coeli são a mesma coisa. A décima casa começa com o primeiro grau deste ângulo (230°), e por isso trás com si as mesmas características. Mas outras coisas que poderíamos citar que está ligada à décima casa são o governo, fama, notoriedade, e o pai ou a figura paterna. É regida pelo signo de Capricórnio e o planeta Saturno.

A 11ª Casa é a casa de amigos e da amizade, enquanto que a quinta casa está voltada para a criatividade e talento individual, a décima primeira é onde o indivíduo é chamado para estabelecer relações com a consciência coletiva de grupos e contribuir com suas qualidades inatas para com a comunidade. O trabalho na sociedade feito na décima casa é liberado pelo o indivíduo através das atividades associadas à décima primeira casa. Ela descreve a natureza ou o tipo de amigos e protetores que o indivíduo atrai para seu circulo de convivência e as atividades que este desenvolve em grupos. É a casa das associações, clubes, da esperança, ideais coletivos, organizações humanitárias, alianças e fraternidades. Aqui encontramos os nossos desejos, nossas maiores aspirações e ambições. É regida pelo signo de Aquário e o planeta Saturno.

A 12ª Casa é a casa onde o indivíduo deve explorar a profundeza do seu mundo interno em solidão e silêncio. É a casa do auto-sacrifício, do isolamento, de dores e medos secretos, autodestruição, e “esqueletos no armário” em seu lado negativo. No seu lado positivo é casa do serviço que você provê aos outros sem a espera de nada em troca, a casa da espiritualidade, do inconsciente coletivo, da introspecção. Na astrologia védica, este é o local onde encontramos nosso karma de vidas passadas. Esta casa representa o desejo de fugirmos da realidade para o nosso interior, ora para ganhar forças internas, ora com uma atitude evasiva – é a casa dos sonhos (com uma conotação irreal) e fantasias – sendo assim, ela também representa instituições que nos tiram de contato com a sociedade, como prisões, hospitais e mosteiros. É a casa dos inimigos ocultos, aqueles que podem estar bem do nosso lado sem percebemos assim como aqueles demônios que vivem nos recintos mais obscuros de nossa mente e que não conseguimos enxergar. É regida pelo signo de Peixes e o planeta Júpiter.



Nenhum comentário:

Postar um comentário