terça-feira, 18 de setembro de 2012

Como Funciona o Mapa Astral

   Quando digo para alguém que gosto de estudar astrologia e converso com as pessoas sobre o seu signo, elas sempre acham uma coisa ou outra na qual dizem, “É, essa/esse sou eu.” Ou então nos melhores dos casos, já me disseram que eu havia descrito a pessoa perfeitamente. Mas houve casos também em que algumas pessoas disseram não se identificar com nenhuma característica de seu signo. Por exemplo, lembro-me de certa vez (na época que o Orkut ainda era popular) em que estava numa comunidade de astrologia, e um membro veio e identificou-se como sendo Leonino, mas que não se assimilava com nenhuma característica típica de seu signo, e que muito pelo contrário, se descrevia o total oposto, ele se achava depressivo, pessimista e destituído de qualquer apreço por poder ou liderança, entre outras coisas. Houve outro caso também que observei pessoalmente, de um jovem de Sagitário que mostrava características bem opostas ao seu signo, como por exemplo, ele era muito tímido, falava super baixo, depressivo, inseguro, introvertido, etc. E aí, isso faz da astrologia um campo de conhecimento inválido? Claro que não. O que as pessoas não sabem é que quando alguém pergunta qual é o signo delas, elas não estão contando nem metade da história.
   Se fossemos responder de forma resumida, diríamos que esta pessoa estava apenas nos informando o seu signo solar. Mas para entendermos melhor a resposta para esta questão, precisamos entender como o mapa astral funciona. O mapa astral é uma representação dos astros que nos mostra onde os signos do zodíaco e os planetas se encontram nos céus em determinado local e momento em referência à Terra. Dêem uma olhada na figura abaixo:

Fig. 1. Os signos do zodíaco em relação à Terra.
    Eu retirei esta imagem da internet e dei preferência a ela entre tantas outras que considerava melhor pelo fato desta ter cada signo claramente ilustrado e não apenas com o símbolo para cada um (já que nem todos sabem identificá-los), assim quem estiver lendo não terá problemas em identificar claramente o seu signo na ilustração acima.
Fig. 2. Imagem mostrando o aparente movimento do sol,
conforme visto aqui na Terra, formando o eclíptico.
(Imagem retirada do artigo da Wikipedia).
   Vamos definir alguns termos. Temos acima a figura do zodíaco. O zodíaco, palavra grega que significa “círculo de animais”, é um círculo de doze divisões de longitude celestial, cada uma com 30°, e que está centrado no eclíptico. Os tradicionais signos, ou seja, o agrupamento de estrelas que formam as constelações de Aries, Touro, Gêmeos, etc. encontram-se no zodíaco. O eclíptico, por sua vez, é uma linha imaginária, é o caminho que o Sol aparentemente faz em torno da esfera celestial durante o ano, conforme visto por nós aqui na Terra (veja Fig. 2). Claro, todos sabemos que o Sol não se move, mas se vocês olharem atentamente para a ilustração acima, verão que a Terra está no centro. Portanto, dizemos que o mapa astral é baseado na visão geocêntrica do mundo. Novamente, claro que os astrólogos também sabem que a Terra já não é mais o centro do Universo, mas por propósitos estritamente práticos e lógicos, mantemos a visão geocêntrica quando erguemos um mapa astral, afinal de contas, estamos querendo levar em consideração aqui o indivíduo e onde os signos do zodíaco e os planetas se encontravam no momento do seu nascimento; e afinal de contas, você nasceu na Terra não é? Assim assumimos.
   Ok, então agora que temos estes termos definidos, posso responder mais prontamente a nossa questão inicial. Notem a ordem em que o mapa da Fig. 1 encontra-se organizado – temos Aries logo abaixo do horizonte (nota; a linha do meio, que divide este círculo em dois, é a linha do horizonte), em seguida temos a seqüência dos demais signos (Touro, Gêmeos, Câncer, etc.). Percebam que o mapa é divido em diversas “fatias” ou pedaços, assim como uma torta ou pizza – estes pedaços na astrologia são chamados de casas. A posição em que Aries se encontra chama-se de 1ª Casa. Como temos doze signos, são, portanto doze casas. E se você voltar para a definição do zodíaco acima, verá que cada divisão tem 30° graus. Similarmente, cada casa tem 30°, e junto elas somam 360° graus, formando um círculo (alguém acha que isso está soando muito similar às aulas de geometria que tínhamos na escola?). Mas, como bem sabemos, apenas o Sol é “fixo” no sistema solar – a Terra e os demais planetas estão constantemente em movimento ao redor dele. Portanto, do nosso ponto de vista, nem sempre Aries vai estar na primeira casa. Na verdade, os signos mudam de casa a cada duas horas devido ao movimento da Terra no seu próprio eixo! O signo que se encontra na 1ª Casa é chamado de Ascendente, pois é o signo que estava se levantando no horizonte no momento de seu nascimento e o signo que se encontra na 6ª Casa é chamado de Descendente, pois é o signo que estava se pondo no mesmo momento.
    Como dito anteriormente, do nosso ponto de vista, o Sol se move na órbita do eclíptico. Desta forma, a cada 30°, o Sol entra em alinhamento com outro signo do zodíaco, isso leva aproximadamente 31 dias, ou seja, um mês inteiro. Portanto, voltando a nossa questão inicial, quando alguém lhe pergunta qual é o seu signo, o que você estará dizendo, na verdade, é o seu signo solar! Você apenas estará dizendo para aquela pessoa onde que o Sol estava aparentemente alinhado em determinada constelação do zodíaco de acordo com o nosso ponto referencial aqui na Terra. E é precisamente por este motivo que as pessoas nem sempre apresentam todas as características tradicionalmente relacionadas à seus signos, pois há ainda onze signos a mais para levarmos em consideração, juntamente com a influência de nove outros planetas que também entram em alinhamento com outros signos de acordo com sua órbita e nosso ponto de vista aqui na Terra. O motivo pelo qual damos tanta importância ao signo solar, porém, é devido a importância do Sol para nós e para a astrologia. Sem o Sol, não haveria vida na Terra. De acordo com a astrologia, o Sol é o astro que mais claramente ativaria as características de cada signo conforme ele vai passando por eles no zodíaco. Por isso a ênfase colocada na importância do signo solar. Mas ainda há outros signos que influenciam grandemente a personalidade e constituição psíquica e física de um indivíduo, e estes são tradicionalmente o Ascendente e o signo lunar, ou seja, o signo no qual a Lua estava alinhada no momento de seu nascimento. Juntamente, estes três dão grandes informações sobre determinado indivíduo, por isso, sempre que estiver entre uma comunidade de astrólogos ou amadores, sempre ouvirá-los dizendo não só o signo solar, mas também seu Ascendente e o signo lunar.
   Esta é parte da resposta sobre nossa inicial questão, mas não acaba por aqui. Outros motivos incluem o fato de os demais signos também influenciarem a personalidade, juntamente com a posição em que os outros planetas, e não só o Sol e Lua, se encontravam no momento do nascimento. Mas isso é uma outra história que deixarei pra contar em futuros artigos.
 


Um comentário: