quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O Interessante Caso de Evangeline Adams e a Popularização da Astrologia

Todos estão acostumados hoje a lerem alguma coisa sobre o seu signo solar e seu horóscopo em revistas e jornais, algumas pessoas até mesmo sem saberem muito sobre a astrologia, têm alguma intuição sobre com qual pessoa de cada signo elas mais se identificam. Afinal de contas, como foi que esta ciência milenar, uma vez tida como conhecimento apenas para a elite, chegou à boca do povo?

A Renascença Astrológica

     Poucos sabem disso, mas durante o final do século 19 e começo do século 20, a astrologia era tida como uma forma de charlatanismo, e era proibida nos Estados Unidos por lei com sendo uma forma de sortilégio e abuso da boa fé das pessoas crédulas. O século 19 foi uma época muito importante para a história da astrologia, pois ela havia entrado em decadência e grande parte do público Europeu havia perdido interesse nela durante os séculos 17 e 18. A astrologia começou a entrar numa nova Era Dourada na metade do século 19, onde gradualmente, alguns poucos astrólogos estavam começando a renovar e propagar novamente a prática desta ciência. Evangeline Adams teve um papel fundamental neste processo de divulgação nos Estados Unidos.
   
Uma Mulher Destemida

   Evangeline nasceu em uma família conservadora em 1869, no estado de Nova Jersey, Estados Unidos. Antes mesmo de trabalhar como astróloga, Evangeline trabalhara como secretária para um homem chamado Mr. Lord, com quem ela noivou. Ela quebrou os laços com a tradição conservadora de sua família por romper o seu noivado e se envolver com “paganismo” ao ter dado início à seus estudos astrológicos em 1887, dedicando entre sete ou oito anos de sua vida como aprendiz e assistente na prática de seu mestre, Dr. Heber Smith, um homeopata que fazia uso da astrologia para ajudar em seus diagnósticos. Ter rompido um noivado naquela época era algo sério, especialmente pelo fato de muitas mulheres ainda dependerem de seus maridos para terem uma vida digna e decente, além de ser um grande escândalo pelo fato de Evangeline vim de uma família que tinha bom status social em Boston. Uma mulher polêmica por natureza, infelizmente, como veremos, sua fama foi feita por predizer desastres, mortes, e tragédias.

A Primeira Astróloga Superstar

Capa de um jornal da época, anunciando a tragédia.
   Tudo mudou na vida de Evangeline quando ela fez uma viagem à Nova Iorque em 1899. Enquanto hospedada no Hotel Windsor em Manhattan, ela fez o horóscopo de seu dono, e avisou-lhe que ele se encontrava em perigo eminente. Incrédulo sobre sua previsão, ele ignorou seu aviso. Mas no dia seguinte, em 17 de Março, o Hotel Windsor veio às ruínas por causa de um fogo acidental que tirou a vida de muitos hospedes. O dono e sua esposa, assim como Evangeline, conseguiram escapar intactos.    

Fotos do Hotel Windsor no dia da tragédia, e no dia seguinte.
   Evangeline foi presa três vezes em Nova Iorque por causa de uma lei que enquadrava a astrologia, assim como várias outras práticas, como sendo fraude, em 1911, 1914 e 1923, mas todos os casos foram ganhos.  O caso de Maio de 1914 foi particularmente importante tanto para ela como para o status da astrologia como ciência. Ao invés de ter pago sua fiança e sair da cadeia, Evangeline havia insistido que o caso fosse levado à corte, e com isso, a precisão da astrologia foi posta ao teste. Durante o julgamento, Evangeline recebeu o horóscopo de uma pessoa anônima, de quem ela não sabia se era homem ou mulher, nem tão pouco a idade e foi pedida para que falasse a respeito deste. Após ter descrito a personalidade da pessoa em questão, assim como o modo de seu falecimento ainda em tenra idade “por causas relacionadas à água”; o juiz, surpreso, a inocentou de toda culpa e disse durante o mesmo tribunal que ela havia “elevado a astrologia à dignidade do status de uma ciência precisa” – o horóscopo era o de seu próprio filho que havia falecido recentemente afogado.  A lei que incriminava a prática da predizer o futuro por meio de sortilégios, porém, não foi mudada e continuou válida ainda por muitos anos, porém, a forma como ela foi interpretada em futuros casos foi reavaliada. Evangeline queria que a astrologia fosse legalizada no estado de Nova Iorque, mas mesmo não tendo conseguido alcançar seu objetivo, o julgamento de 1914 trouxe-lhe muita fama e reavivou grandemente o interesse do público pela astrologia tanto nos Estados Unidos, como no resto do mundo.

   Evangeline ficou conhecida por predizer, entre tantas outras coisas, a grande Crise de 1929 e aconselhou muitos a não fazerem nenhum investimento durante essa época, a Segunda Guerra Mundial (fez isso em uma palestra que proferiu em 1927, ou seja, 16 anos antes!), e a morte várias celebridades de sua época, como ator Joseph Jefferson, o ator Rudolph Valentino e o cantor de ópera Enrico Caruso. Ela continuou sua prática como astróloga até o seu falecimento em 1932, que, é claro, ela mesma previu.  

2 comentários: